Vale do Pati


A caminhada inicia-se na base da Serra do Sincorá em Guiné, lugar esse que é reconhecido pelos moradores locais como “Bêco”. As belezas únicas e características desse lugar permitiram a conquista do prêmio de melhor roteiro do país realizado pelo Ministério do Turismo (ICMBIO, 2014). Ao longo do trajeto que dá acesso ao Vale o turista se depara com campos gerais, serras, rios, além das lindas espécies de plantas e animais das quais várias são endêmicas. O Vale do Pati está rodeado por serras e morros que formam curvas a medida que se passa por ele, apresentando um belíssimo aspecto visual.
 O Pati também possui ricas histórias que despertam a curiosidade dos visitantes o que resulta na troca de informações com os nativos a respeito da tradição e cultura locais. Os moradores atuais são frutos de uma tradição marcada pelas difíceis condições de tempos passados onde ao invés do turismo, a agricultura, principalmente o café era quem predominava como fonte de renda das famílias que ali habitaram. 
Atualmente, muitos dos nativos têm as suas próprias casas como abrigos que servem de apoio às pessoas que percorrem as trilhas dos diversos pontos atrativos (Cachoeiras, Morros, Grutas etc) dentro e fora do Vale, apesar do acampamento nos arredores das casas ser uma oportunidade para quem prefere ficar em sintonia com a natureza. 
A Raízes da Chapada além de ser amiga e vizinha passa a ser desde já parceira das famílias nativas que se dispõem a receber turistas de toda parte do mundo a contemplar as maravilhas existentes no Vale. Além disso, o pacote a ser adquirido pelo cliente inclui todos os serviços necessários à sua permanência nos lugares e tempos determinados.
   

Fontes Utilizadas: 
http://www.icmbio.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4633&Itemid=172


Recomendações e Sugestões:
É importante estar munido de:
Mochilas e botas confortáveis para a caminhada;
Bagagens leves;
Protetor solar;
Protetor labial;
Repelente;
Toalha;
Lanterna;
Capa de Chuva;
Chapéu ou boné;
Medicamentos de uso pessoal etc.
Observações:
Na Chapada a noite costuma ter uma queda de temperatura, resultando num clima mais frio, por isso, as roupas mais aconchegantes são indispensáveis. Já durante o dia roupas mais leves e trajes de banho são mais adequadas. Uma ressalva importante: no inverno durante o dia o clima fica sujeito a esfriar, assim, recomenda-se peças de roupas que visam a proteção contra o frio.   







Nenhum comentário:

Postar um comentário